Quinta edição da Black Friday aqui no Brasil registra aumento de reclamações

No dia 24 de novembro de 2017, a maioria das lojas físicas e virtuais, junto a diversas marcas de produtos e serviços, promoveram a quinta edição do dia de ofertas da Black Friday aqui no Brasil. Em relação a esse dia, também houve um aumento no número de reclamações feitas no site do Reclame Aqui, que registrou 3.503 reclamações de consumidores devido a ofertas duvidosas.

O número de reclamações devido a propaganda enganosa cresceu 17% este ano ao ser comparado com a edição de 2016. Em outras edições da Black Friday no Brasil já havia sido registrado queixas sobre a veracidade das ofertas e dos produtos oferecidos neste dias. Mas essas reclamações tinham sofrido redução a partir de 2014 de acordo com dados do site Reclame Aqui.

O site fez um levantamento das queixas realizadas por consumidores de todo o país entre 18h do dia 23 de novembro e 23h59 do dia 24 de novembro deste ano. O motivo que mais levaram os consumidores a fazer reclamações no site foram as propagandas enganosas, com 13,5% das reclamações durante este período de levantamento. Em segundo lugar vem as reclamações por problemas na finalização da compra, com 9,6% e em terceiro lugar, as divergências de valores observadas por estes consumidores responderam a 8,8% das reclamações visualizadas no site.

Segundo dados do site, as vendas realizadas neste dia representam um aumento em comparação com outras promoções realizadas durante o ano, mas ainda assim, houve uma queda em referência a outras edições da Black Friday, devido ao descrédito que os consumidores têm sentido em relação a seriedade da realização destas promoções aqui no Brasil.

“Sem os descontos surpreendentes que permitiriam comprar produtos cobiçados, a Black Friday apresentou baixas modestas, bem diferente do sonho americano que a inspirou. Mas já sem grandes expectativas, o consumidor voltou a comprar após dois anos do auge da crise, aproveitando para realizar compras planejadas e antecipar os presentes de Natal – só resta saber se os presentes chegarão a tempo da ceia, daqui a um mês”, explica o site.

As lojas que mais receberam reclamações no período de realização da Black Friday aqui no Brasil foram: Magazine Luiza, com 263 reclamações; Lojas Americanas, com 245 reclamações e a loja KaBum, com 173 reclamações. As Casas Bahia e o site Submarino aparecem logo em seguida com 126 e 124 reclamações respectivamente.