Mangabeira e Manaira Shopping – conheça os empreendimentos de Roberto Santiago

Há quase três anos era inaugurado um projeto de arquitetura impressionante na capital paraibana. O Mangabeira shopping, empreendimento do empresário Roberto Santiago, que se tornou um dos maiores centros comerciais do Nordeste e do país.

Durante a abertura, o público consumidor em potencial foi de 350 mil. Atualmente, em dias de inauguração, algumas lojas chegam a registrar um faturamento cinco vezes maior em relação a inauguração em outras partes do país. O que mostra a força do empreendimento.

Foram mais de dois anos e meio de obras até a inauguração do Mangabeira Shopping. Estimativas mostram que foram investidos quase meio bilhão de reais e mais de 3 mil empregos foram gerados de forma direta.

Nesse período surgiram dúvidas se o centro comercial atrapalharia outro centro comercial idealizado por Roberto Santiago, o Manaira Shopping, também localizado em João Pessoa-PB. De acordo com o empreendedor, na época, nem 5% dos consumidores do antigo centro migrariam para o novo.

As desconfianças ficaram para trás, uma vez que Manaira Shopping manteve um crescimento de movimento entre 10% e 15% ao ano. O empreendimento é um pouco mais tradicional e foi inaugurado em 1989, sendo considerado um dos maiores centros de compras já construídos no país. Não só pelas suas cinco expansões que passou desde que foi inaugurado, como também pelo público cativo.

E em uma dessas expansões do Manaira Shopping que Roberto Santiago construiu a Domus Hall, que viria a ser uma das principais casa de shows da capital paraibana. Com ambiente climatizado e acústica perfeita, a Domus Hall conta com uma estrutura moderna, capaz de receber atrações importantes de todo o mundo.

Localizada na cobertura do shopping, o formato da Domus Hall permite oferecer um espaço de boate gigante ou grande teatro para apresentações de arte e entretenimento. Sua capacidade é de 4 mil pessoas sentadas ou 10 mil em pé em dois andares de festa: térreo e mezanino com camarotes e camarins.

O Mangabeira Shopping

O projeto foi idealizado entre os anos de 2007 e 2009 e tinha traços urbanos e sociais. Logo ele foi capaz de modificar a estrutura da região, que antes eram formadas apenas por residências e passou a abrigar também edifícios e lojas comerciais.

Além disso, as casas e terrenos ficaram mais valorizados após a inauguração, mesmo a região sendo bastante habitada. Também estimava-se que houve uma maior evolução socioeconômica dos moradores da área. O empreendimento trouxe mais recursos e empregos.

Hoje em dia, o shopping é um dos principais fomentadores do desenvolvimento do bairro Mangabeira e da zona sul de João Pessoa.

Sobre Roberto Santiago

O empresário nasceu (em 1958) e cresceu em João Pessoa. Durante a infância frequentou o tradicional Colégio Marista Pio X e na adolescência cursou Administração de empresas no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Roberto Santiago começou sua carreira profissional cedo, no Café Santa Rosa e após adquirir experiência decidiu investir na sua própria companhia de cartonagem. Em seguida mostrou interesse no segmento de loteamento, adquirindo experiência para iniciar seus empreendimentos comerciais.