Governo lançará programa de incentivo para a saída do Bolsa Família

Image result for Governo lançará programa de incentivo para a saída do Bolsa Família

Um novo programa social será lançado pelo governo federal para que famílias se incentivem a deixar o programa Bolsa Família. Segundo informações do governo, o programa tem o intuito de incentivar a saída dos beneficiários fazendo com que a renda de um total de 1 milhão de famílias seja elevada em 2 anos. O responsável por adiantar essa informação do governo foi o ministro Osmar Terra do Ministério do Desenvolvimento Social.

O programa foi batizado de Progredir e será realizado a partir do incentivo a qualificação profissional dos beneficiários do Bolsa Família. O novo programa irá oferecer cursos para que os beneficiários possam se qualificar em diversas áreas de trabalho ampliando as suas oportunidades de emprego. Além disso, o governo ainda irá disponibilizar um sistema de microcrédito para as famílias que possuem baixa renda com um total de R$ 3 bilhões em verbas disponíveis. As famílias que estiverem cadastradas no Cadastro Único, sistema de programas sociais elaborado pelo governo federal, poderão contar com o microcrédito.

“É um programa vinculado ao público do Bolsa Família, a população mais pobre do Brasil, que visa criar oportunidade de emprego e renda para essa população. Não é um programa para tirar as pessoas do Bolsa Família”, revelou Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social.

Mesmo o ministro alegando que o programa não deverá necessariamente eliminar os beneficiários do programa Bolsa Família, o Progredir servirá como uma “forma de emancipação” dos benefícios cedidos às famílias de baixa renda. O ministro disse: “Ninguém pode passar fome, mas o Bolsa não deve ser um projeto de vida”.

Após uma reunião com o presidente Michel Temer, o projeto foi definido para atender jovens e adultos que moram nas zonas urbanas e rurais do país. O governo estima que um total de 13,4 milhões de famílias beneficiárias do Bolsa Família possam ser atendidas pelo novo programa Progredir. Atualmente existem mais de 28,2 milhões de famílias cadastradas no Cadastro Único, que corresponde aos beneficiários do programa Bolsa Família.

Além da coordenação e administração do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, o programa Progredir contará com algumas colaborações de outras pastas específicas, como o Ministério do Trabalho, da Educação, da Ciência e Tecnologia, e do Comércio Exterior e Serviços.