Perguntas comuns de quem quer guardar dinheiro para a faculdade dos filhos

Image result for guardar dinheiro

Quantos? Quando? Que tipo de conta? Essas são perguntas comuns de quem está pensando em guardar dinheiro para a faculdade dos filhos ou para a própria faculdade. Aprenda a seguir como lidar com as grandes questões em torno da poupança para a faculdade, ainda mais com seu preço iminente e incerto.

Quanto eu preciso guardar?

O custo da faculdade depende de uma variedade de fatores, incluindo se a instituição é pública ou privada. Enquanto as faculdades públicas recebem financiamento de seus estados, as faculdades privadas dependem fortemente das mensalidades dos alunos. Por isso, a taxa de matrícula em instituições privadas tende a ser alta.

Você pode fazer uma pesquisa sobre o valor das principais universidades e usar esses números como referência para estimar a conta para a faculdade. Basta ter em mente que os custos provavelmente serão maiores em 10 ou 12 anos.

Sendo assim, o interessante é sempre guardar um valor a mais do que o estipulado para o ano em que seu filho entrar para a faculdade, pois é sempre melhor sobrar do que faltar ainda mais quando se trata da educação dos filhos.

E se eu começar a poupar tarde?

Procure maneiras de cortar seu orçamento para que você possa guardar mais dinheiro para economizar. Você também pode pedir a amigos e familiares para contribuir com as economias da faculdade do seu filho em vez de presentes de aniversário. Outra opção é buscar uma fonte de renda extra e guardar todo o lucro para a poupança da faculdade.

No caso de uma poupança mais tardia o importante é começar o quanto antes e sem desanimar. Mesmo que você tenha menos tempo para poupar, você ainda tem a opção de poupar mais dinheiro para compensar o tempo perdido.

E se eu não puder economizar o suficiente?

As famílias geralmente pagam pela faculdade utilizando diversas fontes de renda. No entanto, nem todas as famílias escolhem pagar a faculdade de seus filhos com o dinheiro poupado, pois nem sempre há dinheiro guardado para isso. Outras opções a serem consideradas se não houver tempo ou dinheiro o suficiente para poupar são as bolsas de estudo e os financiamentos estudantis.