Aprenda a criar um orçamento para alcançar seus objetivos financeiros

Independentemente de você usar uma planilha de orçamento, você provavelmente precisa de alguma maneira para determinar onde seu dinheiro vai a cada mês. Criar um orçamento pode ajudá-lo a sentir mais controle sobre suas finanças e permitir economizar para conquistar seus objetivos.

1- Anote sua renda mensal

O primeiro passo na criação de um orçamento é identificar a quantidade de dinheiro que você possui. Tenha em mente, no entanto, que é fácil superestimar o que você pode pagar se você pensa em seu salário total como o que você tem que gastar.

2- Acompanhe seus gastos

É útil acompanhar e categorizar seus gastos para que você saiba onde você pode fazer ajustes. Isso ajudará você a identificar onde você está gastando mais dinheiro e onde pode ser mais fácil reduzir.

Comece por listar todas as suas despesas fixas. Estas são contas mensais regulares, como aluguel ou financiamento, utilitários ou pagamentos de automóveis. É improvável que você possa reduzir esses, mas saber quanto da sua renda mensal é tirado todo mês para pagar essas despesas pode ser útil.

A seguir, liste todas as suas despesas variáveis – aquelas que podem mudar de mês para mês, como mantimentos, gás e entretenimento. Esta é uma área onde você pode encontrar oportunidades para reduzir. O cartão de crédito e os extratos bancários são um bom lugar para começar, pois muitas vezes detalham ou categorizam suas despesas mensais.

3- Defina seus objetivos

Faça uma lista de todas as metas financeiras que deseja realizar no curto e longo prazo. Os objetivos de curto prazo não devem demorar mais de um ano para serem alcançados. Os objetivos de longo prazo, como a poupança para a aposentadoria ou a educação do seu filho, podem levar anos para alcançar. Lembre-se, seus objetivos não precisam ser definidos de uma maneira definitiva, mas identificar suas prioridades antes de começar a planejar um orçamento ajudará. Por exemplo, pode ser mais fácil cortar gastos se você souber que seu objetivo de curto prazo é reduzir a dívida do cartão de crédito.

4- Faça um plano

Use as despesas variáveis e fixas que você compilou para ajudá-lo a ter uma ideia do que você vai gastar nos próximos meses. Com suas despesas fixas, você pode prever com precisão quanto você terá que fazer o orçamento. Use seus hábitos de gastos passados como um guia ao tentar prever suas despesas variáveis.